INF na Mídia

Lançamento de novas funcionalidades do app "Olho na Bomba" é notíciado no G1 Goiás

Foi lançada no dia 4 de dezembro uma nova versão do app "Olho na Bomba", desenvolvido na Fábrica de Software do Inf, em parceria com o Ministério Público Estadual de Goiás.

O lançamento foi feito em uma entrevista coletiva, realizada no Ministério Público Estadual de Goiás e com participação do diretor do Inf, Sérgio Teixeira de Carvalho,  do coordenador do Apoema, Eliomar Araújo de Lima, e do professor Adailton Araújo, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

Na ocasião, foram apresentadas novas funcionalidades do Olho na Bomba, que já estão disponíveis para o público.

 

Ministério Público apresenta balanço do aplicativo 'Olho na Bomba', em Goiânia — Foto: Paula Resende/G1
 

 

Programa "Se Liga Na UFG" da TVUFG aborda sobre Mundo Digital

Quadro "Se Liga Na UFG" do canal da TVUFG,  exibido no dia 14/11/18, abortou tema "Mundo Digital" e projetos relacionados a tecnologia como os projetos Educação Digital, Escola Regional de Informática (ERI-GO). No programa de TV, teve a participação dos professores Sérgio de Carvalho (diretor INF) e Vinícius Borges (vice-coordenador da ERI-GO), Juliano Lopes (entrevistado no estúdio) e da técnica em assuntos educacionais, Raimunda Delfino (coordenadora do projeto Educação Digital).

 

Programa "Se Liga Na UFG" da TVUFG aborda sobre o projeto ERI-GO

Quadro "Se Liga Na UFG" do canal da TVUFG,  exibido no dia 14/11/18, apresentou projeto - Escola Regional de Informática - ERI-GO. No programa de TV, teve a participação dos professores Sérgio de Carvalho (diretor INF/UFG)  e Vinícius Borges (vice-coordenador da ERI-GO).

Programa "Se Liga Na UFG" da TVUFG aborda sobre o projeto Educação Digital

Quadro "Se Liga Na UFG" do canal da TVUFG,  exibido no dia 14/11/18, apresentou projeto Educação Digital no qual trabalhadores terceirizados da UFG podem se integrar ao mundo cada vez mais informatizado. Durante o programa de TV, foi entrevista a técnica em assuntos educacionais, Raimunda Delfino (coordenadora do projeto) do Instituto de Informática da UFG.

Museu da Informática chega às escolas municipais de Goiânia

Museu da Informática do INF foi apresentado, no último dia 7,  às crianças da Escola Municipal Moisés Santana, no Bairro Capuava. A atividade faz parte do projeto Ciência Itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia (SEDETEC), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia  (SME), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O intuito do  projeto é fomentar o conteúdo de Ciência nas escolas municipais, expondo as mais variadas vertentes da matéria. Durante o período de aprendizagem, instrutores e bolsistas do Instituto de Informática da UFG, coordenados pelo professor Dr. Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, apresentam o acervo de computação aos alunos.
 
alunos manuseando computadores antigos juntamente do professor Hugo

Inscreva-se até 13 de novembro no projeto Ciência no Parque

Você pode apresentar sua produção durante o evento que será no dia 24 de novembro, às 9 horas, no Parque Flamboyant

A Universidade Federal de Goiás e a Prefeitura de Goiânia, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizam no dia 24 de novembro, às 9 horas, no Parque Flamboyant o projeto Ciência no Parque. O objetivo é promover a aproximação entre pesquisadores e sociedade, mostrando um pouco do que é produzido na UFG. 

Se você é estudante, inscreva-se para participar mostrando sua produção e valorizando o conhecimento produzido pela universidade pública. Porque lugar de pesquisador é em todo lugar!

A inscrição pode ser feita até o dia 13 de novembro no site:  http://eventos.ufg.br/ciencianoparque

O evento faz parte do Programa Ciência Pop, uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Sedetec para a popularização da ciência. Na ocasião, resultados de pesquisas científicas e de extensão serão expostos ao público e os visitantes poderão interagir com os cientistas e participar de atividades culturais.

Convite Ciência no Parque

Fonte : Secom/UFG

 

Redes sociais e fake news são temas no Fórum da Internet

Mesa Redonda discutiu a influências das redes no processo eleitoral

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou o VIII Fórum da Internet no Brasil, evento realizado entre os dias 4 e 7 de novembro. O encontro, que ocorre anualmente no âmbito nacional como um preparatório para o Fórum de Governança da Internet (IGF), reuniu pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas, como tecnologia e comunicação. A iniciativa contou com a participação de representantes do setor público, de Organizações Não Governamentais (ONG’s) e empresas na área tecnológica.

A programação, realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, contou com plenárias, workshops e palestras. Entre os temas, foram abordados a inclusão tecnológica, proteção de dados pessoais, algoritmos e fake news, segurança na web, memória digital, entre outros. O evento é promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com fim de incentivar o debate sobre consolidação da internet, enquanto espaço de respeito às liberdades, privacidades e direitos humanos.

Forum internet Centro de Eventos

VIII Fórum da Internet no Brasil reuniu pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas, como tecnologia e comunicação

Professor do INF concede entrevista à Rádio da UFG sobre Fórum de Internet

Professor Marcelo Akira do Instituto de Informática da UFG concede entrevista à Rádio Universitária da UFG a respeito do Fórum de Internet que acontece no Centro de Eventos da UFG entre os dias 04 e 7 de novembro de 2018.
 

 
Conteúdo sindicalizado