INF na Mídia

Estudante do INF apresenta trabalho na 19th International Conference on Enterprise Information System 2017

O INF/UFG foi representado pelo graduando Rafael Quirino, aluno de iniciação científica PIBIC, na 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), que aconteceu nos dias 26-29/04, na cidade do Porto, em Portugal. O trabalho apresentado foi selecionado como o melhor artigo do evento (Best Paper) e teve como autores os alunos Rafael Quirino e Sidney Ribeiro Júnior, e os professores Leonardo Andrade Ribeiro e Wellington Martins.
 

Aplicativo Minha UFG permite registro online de denúncias

Minha UFG
O aplicativo Minha UFG foi criado para facilitar o acesso às informações e disponibilizar mais um canal de comunicação com a comunidade universitária. O app foi desenvolvido por estudantes de graduação do Instituto de Informática (INF), com apoio do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) e o Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef).

Professora da UFG assume cargo no Ministério da Saúde

Juliana Zinader é a nova coordenadora-geral de monitoramento e avaliação do SUS

A professora do Instituto de Informática da UFG, Juliana Souza-Zinader, foi empossada, nesta segunda-feira (13/3), em função comissionada no Poder Executivo Federal, como coordenadora-geral de monitoramento e avaliação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. A nomeação foi um convite do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em reconhecimento a formação e contribuição da profissional na área de Informática em Saúde alinhada ao projeto prioritário de informatização dessa gestão, em especial as estratégias de e-saúde. 

Saiba mais aqui.

Professor do INF é mentor de programa internacional do Google

Marcelo Quinta é o único representante acadêmico do mundo a participar do Launchpad Accelerator, que capacita startups de países em desenvolvimento

O professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG), Marcelo Quinta, participa, a partir de segunda-feira (27/1), da terceira turma do Launchpad Accelerator - programa de aceleração de startups de países em desenvolvimento, oferecido pelo Google em sua sede em San Francisco, nos Estados Unidos. Marcelo Quinta é mentor do programa desde a primeira edição e é o único representante de uma instituição de ensino superior do mundo a ser convidado pela empresa.

Saiba mais aqui.

UFG desenvolve método de detecção de embriaguez pela pupila

O aparelho é menos invasivo que os testes mais utilizados atualmente e permite ainda a constatação à distância de drogas ilícitas

Cerca de 24% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após terem consumido bebida alcoólica, o dado é da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o objetivo de facilitar o processo de identificação de condutores alcoolizados, pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) construíram um aparelho de pupilometria dinâmica que é capaz de diagnosticar o consumo de álcool por meio da filmagem e estimulação da pupila do indivíduo.

Saiba mais aqui.

 

Pesquisadores do INF/UFG apresentam o primeiro protótipo do olho eletrônico para deficientes visuais

Com a finalidade de facilitar o cotidiano e gerar autonomia de locomoção e localização para deficientes visuais, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu o Deep Vison – Olho Eletrônico que descreve ambientes para pessoas cegas. O aplicativo funciona a partir dos comandos de voz “veja” ou “o que tem aqui?”, que acionam a câmera do dispositivo, fotografando uma situação e, em seguida, detalha especificadamente por meio de um áudio o ambiente em que o usuário se encontra.
 
Conteúdo sindicalizado