Projeto na área de TI do INF é selecionado para cooperação com a França

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) publicou o resultado final da Chamada Pública 05/2016, de Cooperação Internacional com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (Inria), por meio do Institut de Sciences de l’Information et de leurs Interactions (INS2i) da França. Em Goiás, foi aprovado o projeto “Leveraging Human Behavior and Uncertainty in 5G Networks to Build Robust Resource Allocation and Services Orchestration Models”.

A pesquisa será desenvolvida, no Brasil, pelos professores da Universidade Federal de Goiás, Kleber Vieira Cardoso (coordenador) e Vinicius da Cunha M. Borges, ambos do Instituto de Informática da UFG, em parceria com outros pesquisadores de mais duas instituições brasileiras, Antônio Alfredo Ferreira (coordenador) e Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Anelise Munaretto (coordenadora), Mauro Fonseca e Thiago Henrique Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Cada instituição foi contemplado pelo edital de seu respectivo estado. Na França, a coordenadora do projeto será a professora Aline Carneiro Viana, do Inria.

O objetivo principal da Chamada Pública é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de equipes principais e de equipes orbitais, na área das Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O projeto aprovado propõe um novo framework centrado nos usuários para gerir recursos heterogêneos e serviços operacionais de redes 5G e pretende melhorar a representação da incerteza e do perfil dos usuários nestas redes 5G.

A proposta aprovada tem prazo máximo de execução de 36 meses. O resultado final do edital pode ser acessado em http://www.fapeg.go.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Resultado-chamada-FAPS-INRIA-CNRS-2016.pdf