Instituto de Informática recebe visita de pesquisadores franceses

Em dezembro, pesquisadores estrangeiros visitaram o Instituto de Informática para discutir projetos de pesquisas desenvolvidos entre a parceria Brasil - França.

Dr. Georgios Bouloukakis, que marcou presença no INF entre os dias 11 a 15, é pesquisador da INRIA Paris, membro da equipe de pesquisa MiMove (Middleware on the Move) e participa do projeto ACHOR (Adaptive Enactment of Service Choreographies), que envolve professores do Instituto de Informática e pesquisadores da UFG – Regional Catalão. Segundo o professor do INF, Fábio Moreira Costa, coordenador do projeto ACHOR, a pesquisa tem por objetivo a colaboração com o Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, a fim de propor uma nova abordagem para o problema da alocação eficiente de recursos em nuvem para infraestruturas de middleware de IoT com suporte a qualidade de serviço e conectividade intermitente.

Além de sua participação no projeto, Bouloukakis em sua vinda à Goiânia, ministrou um seminário para o Grupo de Sistemas Distribuídos, com o título “Enabling Emergent Mobile Systems in the IoT: from Middleware-layer Communication Interoperability to Associated QoS Analysis”.

Já representando a Universidade de Rennes 1 – IRISA, Dr. David Bromberg é membro do Grupo de Pesquisa ASAP (As Scalable as Possible). A visita ao INF, ocorrida entres os dias 18 e 22 do mesmo mês, deve-se à sua participação no projeto “UC-Space: User-Centric Programming of Smart Spaces Using Models@Runtime and Cloud- Enabled Mobile Devices and Applications”, também coordenado pelo Professor Fábio Moreira Costa e financiado conjuntamente pela FAPEG e pelo CNRS (França).

O projeto trata da definição, implementação e avaliação de mecanismos adaptativos de middleware para aplicações de computação ubíqua.

Texto: Mariana Rodrigues Moreira