V ERI-GO e I ERSI-GO são realizadas pelo Instituto de Informática

No mês de novembro foi realizada a 5ª Edição da Escola Regional de Informática (ERI-GO), que ocorreu em conjunto com a primeira Edição Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO) e com a 14ª Edição do Fórum Goiano de Software Livre (FGSL). O ERSI-GO e o ERI-GO foram promovidos  pelas instituições Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG).

Estes eventos tem como objetivo estimular ações de pesquisa, ensino e extensão em relação a informática em geral nas instituições de ensino superior e técnico como também centros de pesquisa no Estado de Goiás, além disso aproximar a pesquisa científica das necessidades do comércio e da indústria do estado de Goiás

Foram incluídos nos anais selecionados pelo comitê de avaliação técnica e científica para a ERI 2017 a apresentação de 21 artigos completos (apresentação oral), 5 resumos expandidos (apresentação de pôster) e 7 artigos curtos (apresentação de pôster), que tratam de vários temas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em Software Livre e Informática de forma geral. Além disso, os 3 melhores artigos do evento foram selecionados e premiados, 1º Lugar com artigo intitulado "Localização Usando Beacons em Ambientes Internos para Monitoramento Remoto de Pacientes", 2º Lugar com artigo intitulado "Aplicação de Algoritmos Genéticos para Estimação de Parâmetros de Painéis Fotovoltaicos" e 3º Lugar com artigo intitulado "Análise, Implementação e Simulação de Propriedades da Cicloide em Software Livre de Geometria Dinâmica para o Ensino de Matemática", a classificação levou em conta a avaliação da apresentação e a avaliação dos revisores.

Os anais também estão disponibilizados eletronicamente nos sites: http://www.inf.ufg.br/~erigo/4/o/anais-v-erigo-2017.pdf e http://erigo.sbc.org.br/p/152-anais-eri-go

Texto: Maycon Spirlandelli e Murilo Ferraz