Mestrando do INF tem seu artigo aprovado em revista internacional

O aluno de mestrado do Instituto de Informática, Mateus Ferreira e Freitas, teve seu artigo intitulado  "Parallel rule‐based selective sampling and on‐demand learning to rank" aceito pela  revista internacional “Concurrency and Computation: Practice and Experience”.

Orientado pelo professor Wellington Martins (INF/UFG), o trabalho traz  uma abordagem mais recente sobre melhorias em sistemas de busca como o do Google. No artigo, os autores propõem soluções computacionais de alto desempenho para reduzir as bases de treino e assim permitir a construção de modelos de ranqueamento em tempo real (sob demanda). A implementação destas soluções (algoritmos paralelos) em processadores modernos, com milhares núcleos, consegue realizar estas tarefas muito mais rapidamente do que soluções anteriores, produzindo assim respostas mais satisfatórias em menor tempo. O estudo contou com a colaboração do professor  Thierson Rosa (INF/UFG) e de pesquisadores do DCC/UFMG.

Texto: Mariana Moreira