Segunda fase da modalidade teórica da OBR ocorre no INF

Realizada dia 24 de agosto no Instituto de Informática (INF), a segunda fase da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) contou com a presença de 17 estudantes do ensino médio de diversas escolas de Goiânia.

Estudantes realizando a prova no INF (foto: Instituto de Informática)

A OBR é destinada a todos os estudantes de escolas públicas e privadas, atendendo os estudantes do ensino fundamental até o ensino técnico. Tem o objetivo de incentivar jovens a inovar no âmbito robótico, além de identificar jovens talentos para o mundo da tecnologia.

A olimpíada conta com duas modalidades sendo estas teórica e prática, a modalidade teórica consiste na realização de uma prova elaborada por uma comissão técnica da OBR, acontece em uma fase para o ensino fundamental e em duas para os ensinos médio e técnico, a premiação consiste em medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, além de um minicurso para os melhores colocados do nível 5 da competição. Já a modalidade prática consiste em eventos regionais/estaduais que são preparatórios e seletivos para a Final Nacional, a premiação é composta por medalhas e certificados, além de apoio para a participação na RoboCup que é internacional.

A OBR é a maior olimpíada de robótica da América Latina, no ano de 2017 foram 140 mil participantes de todos os Estados Brasileiros com mais de 3 mil equipes competindo na modalidade prática.

Texto: João Paulo