Escolas regionais ocorrem no INF

Os eventos contaram com a participação de aproximadamente 150 estudantes e pesquisadores.

A 6ª edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO), realizada nos dias 14 e 15 de setembro no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), ocorreu simultaneamente à 2ª edição da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO) e à primeira edição da Escola Regional de Alto Desempenho do Centro-Oeste (ERAD-CO). Os três eventos foram marcados pela presença de renomados pesquisadores e profissionais da área de tecnologia debatendo acerca do tema “Cidades Inteligentes”.

Keynote Speech: Robótica na nuvem e espaços inteligentes: a experiência do Projeto FUTEBOL (foto: Andressa Alves/FIC)

A abertura do dia contou com a presença dos coordenadores dos três eventos, do coordenador técnico-científico da ERI-GO, Vinicius Borges e do reitor da UFG, professor Edward Madureira. Marcada por discursos de boas-vindas e agradecimentos aos presentes e aos voluntários, além de enfatizar a importância do evento para os estudantes da área de informática. O professor Edward Madureira, reiterou o papel da universidade na construção da sociedade e também fez uma análise da situação político-social que o país passa e seu impacto sobre a UFG.

O primeiro dia contou com uma diversificada programação dividida entre sessões técnico-científicas, minicursos e palestras, buscando atingir ao máximo de interesses dos participantes. Já o segundo dia concentrou-se em uma sessão técnica e a mesa redonda “Cidades Inteligentes” que debateu a importância da tecnologia e da informação na construção e remodelamento das cidades brasileiras e finalizando com a entrega dos prêmios para os melhores artigos avaliados nas sessões técnico-científicas.

O professor Vinicius Borges, coordenador técnico-científico da ERI-GO disse que os eventos são ótimos para aproximar a academia da indústria e ainda que as escolas regionais são importantes meios para disseminação do conhecimento técnico-científico em informática do estado de Goiás para o resto do país.

Segundo João Paulo Spíndula, estudante do curso Ciência da Computação, diz que “Achei o evento muito bom e bem organizado. As palestras e minicursos que participei foram excelentes. Acho importante a participação de estudantes de outras unidades também.”

O estudante Felipe Gemmal disse que “o evento foi bem grande se pensar que na verdade eram 3 separados. O que por um lado foi muito bom, pois não faltavam opções de palestras para ver e gostei bastante dos minicursos. No geral, eu participei mais do ERAD-CO e mesmo tendo sido o primeiro ano do evento, ele deu certo e muitas figuras de renome apareceram.”

Texto: João Paulo